FOH Team
Venice
Pedro Venâncio nascido no
Estoril em 1972. Nascido praticamente dentro da TAP Portugal, pois o meu pai
foi Flight Engineer na companhia durante praticamente toda a sua vida
profissional, voar foi desde muito cedo uma paixão natural. Com 17 anos iniciei
o curso de pilotagem ( PPA ) no Aero Clube de Torres Vedras e com 19 anos
terminei o curso de piloto profissional. Depois de dois anos a manter as
licenças, em 1994 viajei até Moçambique onde comecei a trabalhar como bush
pilot na cidade de Quelimane, província da Zambézia a voar um bimotor Cessna
C402C. Com dois anos de operação neste país à beira do Indico, voei em clima de
guerra de guerrilha durante seis meses e depois a operação foi quase sempre
para lugar remotos no mato africano sempre sob condições difíceis, em países
como Zimbabwe, Malawi e Zâmbia. Regressado em 1997, comecei a trabalhar como
instrutor de voo no Aero Clube de Portugal e na escola Aeropiloto e ao mesmo
tempo, como piloto de táxi aéreo, voando praticamente todos os aviões bimotores
estacionados à época no Aeródromo de Cascais. Em 1998 entro para a EuroAtlantic
Airways, empresa charter portuguesa, onde voei como co-piloto o Lockheed
L1011-500 Tristar durante um ano até em 1999 entrar na transportadora aérea
nacional, TAP Portugal. Comandante de linha aérea desde 2006 na frota Airbus
A319/320/321 até aos dias de hoje, voei também no longo curso como co-piloto o
já extinto Airbus A310. Totalizando 13.500 horas de voo, sou instrutor
certificado de Airbus A320 e mantenho a licença para voar aviões monomotores,
pois voar está-me no sangue.
Praticante de Padel e Esqui Alpino, e ao mesmo tempo autor e DJ de um programa
de rádio, Venice Beach, na Rádio Rock 105.4 Cascais, pois a
música é elemento presente na minha vida, colaborando na elaboração e na
logística dos Moonspell e de algumas bandas estrangeiras, tendo como visita em
minha casa em Portugal, alguns rock stars que aproveitam para conhecer
Portugal e as suas belezas.
O cheiro da terra
vermelha chama-me assim como toda a entourage do Voo da Esperança - Flight Of
Hope 2019, para o qual estou mais que preparado para o voltar a por no ar e
distribuir esperança pelas comunidades de crianças carenciadas em pleno mato da
África subsaariana.
Carlutxi
Carlos Rebello da Silva. Por influência do meu
pai, antigo piloto da Força Aérea Portuguesa e da TAP Air Portugal, comecei a
voar com 21 anos. Fiz o meu curso de pilotagem nos Estados Unidos da América,
tendo ingressado na transportadora nacional TAP no ano de 1991 onde fui
co-piloto durante 10 anos, voando Boeing 737(200 e 300) e A310. Em 2001 passei
a comandante de A319/20/21 até ao ano de 2012. Desde ai estou como comandante
de A330 com cerca 17.000 horas.
Sporting no coração, sou
um apaixonado pelo desporto, praticando golfe, surfe e ski alpino levando a
família sempre atrás. Pena de não os puder levar comigo neste empreendimento.
África, sempre me atraiu,
mais uma vez por influência dos meus pais, ambos nascidos em Moçambique.
Voltar a abraçar esta
causa, depois da aventura de FHO 2013, é um sonho tornado realidade. A
experiência humanitária é arrebatadora.
Serei um dos pilotos
(Carlutxi) na FOH 2019.
Pinokio
Aposentado após 41 anos a voar na TAP Portugal e com muitas
horas de voo,
continuo apaixonadamente a voar aviões ligeiros e ultraligeiros assim como
autogiros.
Como natural de África, tendo vivido a minha infância no sul de Moçambique e
com vários anos a voar em África, primeiro na Força Aérea e depois na aviação
civil, tenho naturalmente uma relação muito
especial e uma atracção intensa para
com os cheiros, os
sons, os espaços e a vivência solta e
livre que a caracterizam.
Para mim o projecto desta viagem reveste-se
de uma enorme importância, que
se traduz mais uma vez na concretização do sonho de voar naqueles espaços, sentir o vibrar daquelas gentes e tentar conseguir fazer a ligação
entre tão diferentes realidades deste nosso pequeno planeta. Conseguir fazer sorrir, partilhar esperanças, abraços e mesmo algumas lágrimas de alegria, valem bem a pena.
Blackjack
Gonçalo Baganha -, 42 anos, nascido em Lisboa em 1974. Filho da TAP com a Marinha de
Guerra, seguindo as pisadas do
meu pai entrei na
Escola Naval em 1993. Depois de me ter sido entregue a Espada de Oficial da
Armada vieram alguns anos de singraduras a 15
nós. Em 2005
iniciei a minha instrução de Piloto na Força Aérea, tendo voado o
Epsilon e o Famoso Allouete III!
De regresso à Marinha, em 2007, descolo para a minha jovem carreira de Aviador Naval. Os últimos 10 anos passaram literalmente a voar e felizmente, a ligação
secular da Marinha ao continente Africano é mantida com
um carinho
especial e ao som dos ritmos quentes. Esse carinho é devolvido a cada aterragem, depois de uns dias de
mar ou
horas no ar, só os Marujos e Araújos vivem a satisfação de aterragem em porto conhecido e seguro.
Voar para
o FOH será uma honra e um
privilégio, e uma vez mais a oportunidade de devolver ao berço da Humanidade um pouco da alegria e sorrisos que lhe são por vezes escassos.
Actualmente voo AW Super Lynx da Marinha Portuguesa, contando com cerca de 1500 horas de voo. Praticante de vela e wind-surf, só saio da praia e do
mar para assistir a um
bom
Sporting-Porto! Flight of Hope, you're cleared for take-off!!
Piu
Eduardo Maya, 41 anos, solteiro, nasci em Lisboa e ingressei na escola de pilotos aos 17 anos, por paixão pelos aviões e pelo voar que se revelou desde criança, impulsionada por uma
longa relação de família com
a aviação militar e
civil.
Formado em Engenharia Aerospacial sou presentemente piloto Comandante na TAP
Portugal com uma experiência de
12.000 horas de voo realizadas em diversos tipos de aeronaves.
Vi nascer esta iniciativa em 2007 e desde então tenho colaborado com muito entusiasmo no que já se traduziu em 4 expedições.
Integrar esta equipa neste projecto é uma experiência verdadeiramente única pois permite:
•Voar na vertente de liberdade e na técnica;
•Uma missão concreta de ajuda e esperança;
•Viver África na sua impressionante e possante natureza, na simplicidade e essência das suas gentes e no seu encanto muito próprio;
•Aprofundar de amizades.
Juntam-se assim sentimentos a aspectos práticos de um projecto, naquilo a
que se poderá chamar 'a viagem de uma vida'.
Fernando Deitado
Fernando Deitado - Sou um apaixonado por viagens, por sabores e
aromas de outros lugares. Mas
o meu fascínio por África está-me
no sangue, enraizado em cada poro do
meu corpo.
Nasci na província de Inhambane em Moçambique e desde então a minha ligação a este Continente é e sempre será muito
especial.
Vim para
Portugal muito novo.
País que me viu crescer, me viu tornar o homem que sou hoje e onde fiz e tenho a maior
parte dos meus amigos.
Gosto de estar rodeado de pessoas amigas, da troca de experiências e vivências
entre nós pois é nessa troca que enriquecemos e se
estreitamos os laços de amizade.
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